domingo, 9 de janeiro de 2011

Desafio Literário - Resenha 1/Janeiro


Aventuras de Alice no país das maravilhas & Através do espelho e o que Alice encontrou por lá
Apesar de assistir este filme milhares de vezes na minha infância, vi que não é fiel ao livro. Diferente dos outros contos de fadas este não é um livro para qualquer pessoa, tampouco para crianças. Apesar do que dizem sobre o livro ter sido escrito sobre uma garota de apenas 7 anos, Alice apresenta as mutações da adolescência, mudanças corporais, confusões, percepção de loucura, gostos e desgostos e tamanha filosofia sobre ser e estar e um questionamento abrangente do que você é e o que as pessoas pensam de você. Ela tem tamanha curiosidade e imaginação, que a faz viajar por mundos que não saem de sua cabeça.
A rainha apresenta uma critica quanto a monarquia da época.
O chapeleiro e a lebre que não fazem nada além do chá e pensar em diversos modos na vida, mas sem fazer nada para conquistar algo.
Os naipes do baralho indica que tudo no mundo tem um porquê, função.
No primeiro livro (Alice no pais das maravilhas) os personagens são representados por um baralho, já no segundo (Alice através do espelho) são representados por um jogo de xadrez, ambos jogos de raciocínio.
Ao se ver no país do espelho, tudo é totalmente inverso e mostra uma perspectiva diferente e reflexiva de certas coisas, pra este livro é necessário bastante imaginação. Até porque tudo que acontece com Alice não passa de sonhos.

Não gostei do livro, mas essa é apenas minha opinião!

10 comentários:

  1. Essa narrativa resiste a muitas leituras e interpretações de cada leitor que à história se entrega. Por isso, acredito ser possível que uma criança, mesmo não tendo a idade mental de um adulto, consiga apreender muita coisa do campo imaginativo presente na narrativa.

    Bela participação!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto da obra, justamente pelas infinitas possiblidades de interpretação que ela nos oferece.

    Parabéns pela resenha!

    Abs, Rê

    ResponderExcluir
  3. olá, é uma opinião forte a sua. eu tb ñ gostava do livro até ler essa edição da zahar. mesmo assim, continue firme no desafio. 1 abraço.

    ResponderExcluir
  4. Ótima escolha, ótima resenha.

    Cada dia me convenço que estou adiando um momento maravilhosos com a leitura de Alice...

    ResponderExcluir
  5. O primeiro li e não gostei (eu aho q a tradução não ajudou), mas quero ler o segundo. XD

    ResponderExcluir
  6. Eu li essa edicao comentada e gostei muito. Acho que os comentarios sao de grande valia. Que pena que vc nao gostou. Que venha fevereiro. Beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu li este livro, gostei de Alice no Pais das Maravilhas, mas não empaquei na segunda historia. Preciso terminar e resenhar.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  8. Eu gosto de Alice, e acho que todos deveriam ler com a visão de uma criança, só na imaginação infantil um coelho vê horas ou um gato sorri e etc. É uma obra surrealista.
    abs
    Jussara

    ResponderExcluir

expresse seu interior (: