Mostrando postagens com marcador Desafio Literário. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Desafio Literário. Mostrar todas as postagens

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Desafio Literário - Resenha 1/ Fevereiro

Meu nome não é Johnny

"...Brincar de ser surpriendidois pela vida, ou seja, um bando de malucos."
"A loucura é tão clara quanto o escuro da lucidez "
"Depois de amanhã era longo prazo, semana que vem era futuro remoto. A vida é agora!"

Muita gente já deve ter visto o filme, eu vi, mas confesso que a minha memória falha e eu não me lembro muito bem da história.
João Guilherme Estrella, morava em um condomínio fechado no Jardim Botânico/RJ, seu pai tinha como um de seus amigos Renato Aragão, e lhe oferecia a melhor vida possível, ganhou aos 14 anos uma prancha de surf e desde então começou a usar maconha com os parceiros de praia, e logo já cheirava cocaína. Com o tempo ele vê que sua família se desfaz, os pais se separam, a mãe se muda, o pai está doente do pulmão, e parece que nada disso o afeta. Nos anos 90 se tornou o rei o tráfico na Zona Sul do Rio. Chegou a ir pra Europa vender 3 quilos de cocaína por 90 mil dólares.
Fez tudo isso em busca de uma liberdade inalcansavel, devido a falta de limites que deviam ter sido impostos pelos pais durante a infancia. Estrella não queria dinheiro, apenas o prazer de ser livre. Raras coisas que só encontrou nas drogas.
Ele é preso antes da segunda viagem 'comercial' à Europa, na prisão ele viu pela primeira vez o que era solidão, e dopou-se para resistir tal sentimento. Ao longo de sua vida, ele enfrenta perdas e talvez deixe de ser 'alienado'.

"O livro trás à discussão como nascem e morrem os sonhos e os dramas dos jovens no mundo contemporâneo!"

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Desafio Literário - Resenha 3/Janeiro


Desventuras em série - Mau começo

Aposto que muita gente conhece esta história, passa o filme na Sessão da Tarde pelo menos duas vezes ao ano. O livro conta a história de três órfãos (Violet, Klaus e Sunny) que acabam de perder os pais e tudo que tinham em um misterioso incêndio, desde então cabe ao Sr. Poe encaminha-los aos parentes que cuidarão deles, mas como já diz no titulo - e em todo o livro - a história não é feliz, o primeiro tutor das crianças (Conde Olaf) os obriga a fazer serviços inconvenientes e inventa um plano fantasiado numa peça teatral para casar-se com Violet e roubar-lhe toda sua fortuna, porém a inteligente garota de 14 anos consegue escapar da armadilha, voltando para a guarda de Sr. Poe com seus irmãos. Mas Conde Olaf consegue fugir...

Eu adorei o livro, consegui ler em apenas dois dias, eu achei bem melhor do que a plena felicidade de Pollyana (A pequena orfã) e estou louca para ler os outro doze livros. Espero que gostem.


"Como ocorre com tantos aconteciments infelizes na vida, o fato de não compreendermos uma coisa não significa que ela seja menos real"

Lemony Snicket

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Desafio Literário - Resenha 2/Janeiro


Pollyanna, a pequena órfã

Este livro curtinho conta a história de Pollyanna que aos onze anos ficou órfã e vai morar com sua tia que tem uma personalidade muito ríspida. Mas a adorável Pollyanna mal percebe este comportamento da tia. Ela é uma garota extraordinaria, faz contente todos a seu redor, ensinando-lhes o 'jogo do contente' e mudando a vida de muitas pessoas. O livro tem uma moral muito linda, ensina que apesar dos problemas sempre há um meio de piorar, sendo assim devemos sempre estar contentes. Mas  não é assim até o final, Pollyanna sofre um acidente que põe a prova sua alegria e esperança, comovendo toda a cidade, mas recebe de volta todo o carinho e alegria com que tratava as pessoas.
O livro é viciante, consegui lê-lo em quatro dias e é de se admirar a atitude de Pollyanna, vou adotar este jogo na minha vida, segundo a minha mãe eu preciso muito!

domingo, 9 de janeiro de 2011

Desafio Literário - Resenha 1/Janeiro


Aventuras de Alice no país das maravilhas & Através do espelho e o que Alice encontrou por lá
Apesar de assistir este filme milhares de vezes na minha infância, vi que não é fiel ao livro. Diferente dos outros contos de fadas este não é um livro para qualquer pessoa, tampouco para crianças. Apesar do que dizem sobre o livro ter sido escrito sobre uma garota de apenas 7 anos, Alice apresenta as mutações da adolescência, mudanças corporais, confusões, percepção de loucura, gostos e desgostos e tamanha filosofia sobre ser e estar e um questionamento abrangente do que você é e o que as pessoas pensam de você. Ela tem tamanha curiosidade e imaginação, que a faz viajar por mundos que não saem de sua cabeça.
A rainha apresenta uma critica quanto a monarquia da época.
O chapeleiro e a lebre que não fazem nada além do chá e pensar em diversos modos na vida, mas sem fazer nada para conquistar algo.
Os naipes do baralho indica que tudo no mundo tem um porquê, função.
No primeiro livro (Alice no pais das maravilhas) os personagens são representados por um baralho, já no segundo (Alice através do espelho) são representados por um jogo de xadrez, ambos jogos de raciocínio.
Ao se ver no país do espelho, tudo é totalmente inverso e mostra uma perspectiva diferente e reflexiva de certas coisas, pra este livro é necessário bastante imaginação. Até porque tudo que acontece com Alice não passa de sonhos.

Não gostei do livro, mas essa é apenas minha opinião!

domingo, 26 de dezembro de 2010

Desafio Literário 2011


Vim explicar como funciona. Desde o ano passado eu venho acompanhando o desafio no blog 'Desafio Literário' e então fiquei morrendo de vontade de participar. Mas eu tive que esperar até agora pra poder me inscrever e participar. Então apartir de Janeiro eu farei resenhas dos livros que eu for lendo de acordo com a minha lista. E no final, alguns leirores são premiados:
Leitor Ouro: 24 livros  Prêmio: um livro (lançamento do ano) + um pocket-book + marcador de livro

Leitor Prata: entre 12 e 24 livros Prêmio: um livro + marcador de livro
Leitor Bronze: 12 livros  Prêmio: um pocket-book + marcador de livro

O objetivo do concurso é a qualidade de leitura e entretenimento.